Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

13/12/2012

10 de Dezembro. Câmara de Paulo Afonso vive dia de muitas emoções

Antonio Galdino
Crédito: Antonio Galdino

O dia 10 de dezembro ficará na história do Legislativo de Paulo Afonso como um dia de muitas emoções

A última sessão ordinária

Embora ali se realizasse a última sessão ordinária desta legislatura, a 13ª, e vários dos vereadores presentes estivessem se despedindo, por não terem sido reeleitos, o clima era de agradecimento, de abraços e os embates que em alguns momentos quase chegaram às vias de fato, foram substituídos por palavras de apreço, de reconhecimento pelo trabalho do outro e, sobretudo de muitos elogios e aplausos, de forma unânime, de todos os vereadores, pelo trabalho desenvolvido pelo vereador Regivaldo Coriolano na presidência da Câmara Municipal de Paulo Afonso nos últimos dois anos.

O vereador Juvenal Teixeira, o mais idoso da Câmara, reeleito pela terceira vez e que vai presidir a Sessão de Abertura, conduzir o processo de eleição da próxima mesa diretora da CMPA e dar posse ao presidente do biênio 2013/2014, disse em seu discurso "vou sentir saudade dos vereadores Celso, Daniel, Osildo, da bancada da oposição". Os vereadores Petrônio Nogueira, Marcondes Francisco e Antônio Alexandre, da bancada de situação, reconheceram em seus discursos que estes vereadores estavam fazendo o seu papel de oposição.

O clima de paz e amor, de troca de discursos civilizados, de reconhecimento do trabalho do outro, mesmo em lados opostos, só foi quebrado pelo vereador Daniel Luiz que apresentou, segundo disse, "denúncias de sucateamento de veículos públicos da prefeitura", no que foi prontamente contestado pelo vereador Petrônio Nogueira que disse que "entre as fotos que o vereador mostrou estão máquinas que esperam a presença de técnicos para sua manutenção periódica o que faz de sua suposta denúncia, apenas um denuncismo o que fez também com que outras denúncias que V.Exa. tem feito à justiça, que V.Exa. diz que engaveta tudo, não tenham nenhum resultado porque são, como esta, fruto do denuncismo, com a intensão pura e simples de criar um factoide contra a gestão municipal que mereceu o reconhecimento de 65,65% da população de Paulo Afonso, veja bem vereador, 65,65%" numa alusão ao número da candidata Sônia Rocha, de cujo grupo fazia parte o vereador Daniel Luiz, ambos derrotados nas eleições de 7 de outubro.

Fora esse "incidente de percurso", a última sessão ordinária da Câmara de Paulo Afonso foi de momentos de palavras amenas, votos de sucesso para o que não se reelegeram e de Feliz Natal e Ano Novo para todos.

Nesta última sessão ordinária da CMPA foi aprovada por unanimidade, após aprovação de emenda do vereador Edson Oliveira Maciel, o Orçamento do Poder Executivo para o ano de 2013.

Hasteamento das bandeiras

Esta última sessão ordinária foi o coroamento de um dia de intensa atividade que começou com solenidade de hasteamento das bandeiras, em frente ao prédio da Câmara, atividade que contou "como no meu primeiro dia na presidência desta Casa", disse o vereador Coriolano, com a participação da Banda da 1ª Cia. de Infantaria e grupo de oficiais e praças daquela unidade militar do exército brasileiro.

A bandeira do Brasil foi hasteada pelo Major Angrizani, comandante da 1ª Cia. de Infantaria, a bandeira da Bahia, pelo vice-prefeito Jugurta Nepomuceno e a bandeira do município de Paulo Afonso, pelo presidente da Câmara, vereador Regivaldo Coriolano 

Inauguração da ala superior da Câmara

A ampliação do quadro de vereadores, de onze para quinze, nas últimas eleições, levou o vereador Regivaldo, presidente da Câmara, a apresentar o projeto de reforma das instalações deste Poder Legislativo "porque, se isso não acontecesse, os atuais gabinetes teriam que ser compartilhados por dois vereadores. Foi um esforço grande para isso, e aproveito para agradecer ao vereador Osildo Alves, 1º Secretário da Câmara (a quem cabe o controle financeiro da Casa), ao vereador Dinho, 2º Secretário e aos demais colegas vereadores que têm apoiado o trabalho deste presidente" disse Regivaldo Coriolano.

A reforma da Câmara incluiu a construção de uma rampa de acesso à ala superior, aquisição de móveis e equipamentos para todos os novos gabinetes, a construção de seis novos gabinetes, ampliação do mobiliário do plenário.

O presidente Regivaldo informou ainda que "em toda a extensão do primeiro piso foi feita uma laje onde a nova gestão da Câmara poderá construir banheiros, ampla biblioteca, assim como o arquivo público e sala de imprensa, que eram nossos projetos que não pudemos fazer. Toda essa construção foi feita com recursos próprios da Câmara Municipal de Paulo Afonso, que também deixa para a nova administração da Casa, carro e moto, adquiridos para atender a este Poder Legislativo Municipal."

O vereador Regivaldo, o vice-prefeito Jugurta e o Major Angrizani descerraram a placa de inauguração das novas dependências da Câmara de Paulo Afonso 

Homenagem ao Major Angrizani, Cidadão de Paulo Afonso

Seguiu-se, ainda na manha do dia 10 de dezembro, uma Sessão Especial da Câmara de Paulo Afonso quando se homenageou o comandante da 1ª Cia. de Infantaria, Major Roberto Pereira Angrizani com o título de Cidadão de Paulo Afonso. A homenagem, de autoria dos vereadores Edson Oliveira Maciel e Osildo Alves, foi aprovada pela unanimidade dos onze vereadores.

O vereador Edson Maciel apresentou os motivos que os levaram a agraciar o comandante Angrizani com essa comenda, destacando dentre outras as ações realizadas por esta unidade do exército "a distribuição de água, em carros pipa, para minorar os problemas causados pela longa estiagem que tem maltratado muito as comunidades da zona rural e também a pronta ação da 1ª Cia. de Infantaria quando da greve da Polícia Militar da Bahia, trazendo tranquilidade para toda a população de Paulo Afonso que, pela presença do exército nas ruas, ao contrário do que aconteceu em muitas outras cidades da Bahia, não aconteceu nenhum transtorno, tal o respeito que o exército, aqui sob o comando do Major Angrizani, merece de toda a população".

Osildo Alves também elogiou a postura do Major Angrizani e sua relação com a sociedade de Paulo Afonso.

O Major foi também saudado pelo presidente da Câmara, vereador Regivaldo Coriolano que falou: "o Major Angrizani, ao chegar a Paulo Afonso, disse que queria ser meu amigo. Eu é que me senti muito honrado em tê-lo como amigo e de acompanhar a sua trajetória, tão rápida, de apenas dois anos, como benfeitor deste município".

Em seu emocionado discurso, o Major Angrizani, após receber o título de Cidadão de Paulo Afonso disse "hoje é um dos dias mais especiais ao longo desta jornada. Aquilo que era de fato se tornou de direito. Recebi, da Câmara Municipal a mais nobre honraria durante o meu comando: o título de Cidadão de Paulo Afonso. Onde eu estiver, serei um eterno defensor desta maravilhosa cidade".

O mais novo cidadão pauloafonsino agradeceu o apoio da esposa "a minha esposa Yasmine, companheira em todos os momentos. Você suportou minha ausência e cuidou de nosso maior tesouro: Giulia e Giovana. Sabemos da dificuldade de estar longe da família e, muitas vezes, abrir mão de sua realização profissional para ser esposa de militar. Faço saber a todos que esta esposa, dedicada e carinhosa, cuidando de nossas filhas, juntamente com outras esposas de militares, ainda encontrou tempo e força para fazer grandes trabalhos sociais junto aos menos favorecidos de Paulo Afonso. Foi com o seu apoio e o seu amor que consegui chegar até aqui."

O Major Angrizani que passa o comando da 1ª Cia de Infantaria no dia 13 de dezembro ao Capitão de Infantaria Antônio Luís dos Santos Filho, agradeceu à tropa da 1ª CI e lembrou dos cenários que conheceu em Paulo Afonso. "Em Paulo Afonso, conheci o 'Velho Chico', com sua majestosa cachoeira, a histórica usina Anjiquinho de Delmiro Gouveia e o impressionante cânion com a sua imponente ponte metálica D. Pedro II. Deslumbrei-me com a cidade das Caraibeiras e com o Raso da Catarina, terra de Maria Bonita. Como não sentir falta de tantas belezas?"

E concluiu,  sendo aplaudido de pé por todos que lotavam a galeria da Câmara Municipal de Paulo Afonso. "Quero agradecer ao Grande Arquiteto do Universo, ao Senhor dos Exércitos, pedindo a DEUS que continue nos protegendo e nos dando saúde, abençoando esta maravilhosa cidade de Paulo Afonso. Sou cidadão pauloafonsino, com muito orgulho!!!!"

Vereadores escolhem seus gabinetes

Os vereadores da 14ª Legislatura, 2013/2016, reuniram-se na sala do presidente Regivaldo Coriolano para escolherem seus gabinetes onde atenderão a partir de 1º de janeiro de 2013.

Foi informado aos novatos que, por um critério da Câmara, os vereadores que já estão no cargo têm prioridade para a escolha dos gabinetes. Assim, foi informado que na ala superior, já estavam os vereadores Antônio Alexandre e Petrônio Nogueira. Os quatro restantes foram escolhidos pelos vereadores Manoel Carreira, Bero do Jardim Aeroporto, Luiz Aureliano e Ivaldo Sales. Na ala do térreo, onde está o gabinete do presidente da Câmara, ficarão os vereadores Regivaldo Coriolano, Marconi Daniel, José Carlos do BTN, Bero do Jardim Bahia, Pedro Macário, Marcondes Francisco, Edson Oliveira Maciel, Juvenal Teixeira e Zezinho do INPS. O gabinete do presidente da Câmara deverá ser ocupado pelo vereador Marcondes Francisco que disputa o cargo com os vereadores Petrônio Nogueira e Antônio Alexandre e é tido como o nome da vez para este cargo, do qual já foi titular uma vez. Marcondes faz história na Câmara de Paulo Afonso ao chegar ao sétimo mandato consecutivo, empatado com o vereador, Noé Pereira dos Santos, já falecido há anos.

 

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850