Questão salarial dos Agentes Comunitários de Saúde é discutida na sessão da Câmara Municipal de Paulo Afonso
ASCOM / CMPANa última sessão ordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso, realizada no dia 22 de fevereiro, a presidenta do Sindicato Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde de Paulo Afonso, Maria Josélia da Silva e a assessora jurídica, Ianúscura Barreto fizeram uso da tribuna livre para expor a atual situação salarial da categoria e pedir o apoio dos vereadores para tentar solucionar alguns problemas existentes.
A presidenta do sindicato iniciou seu pronunciamento fazendo um breve histórico de como e quando foi criado o programa de agentes comunitários de saúde no Brasil, a sua importância, e como é realizado o trabalho desses profissionais através de visitas domiciliares. Em seguida, a mesma explanou a atual situação em relação à defasagem salarial da categoria e conclui pedindo o apoio dos Edis. "Vereadores peço aos senhores que se sensibilizem com a nossa situação. Estamos tentando conseguir solucionar nosso problema há dois anos. Estamos aqui para pedir, humildemente, que olhem por nós, nos ajude", concluiu Maria Josélia. Após o discurso da Agente de Saúde, a assessora jurídica, Ianúscara Barreto, apresentou a questão enfatizando duas propostas, sendo elas: o aumento salarial que encontrasse defasado há dois anos, e a insalubridade da categoria.
Os vereadores após ouvirem o pronunciamento das representantes fizeram seus questionamentos e foram unanimes em apoiar a causa dos agentes comunitários de saúde do município. O líder da bancada da oposição usou a tribuna e externou a sua insatisfação com essa e as demais atitudes do gestor municipal, não só com os agentes comunitários de Saúde e sim com a população, relatou que sua assessoria vem realizando visitas aos postos de saúde, onde fica constatado a longa espera para marcação de consultas e que os agentes de saúde poderiam colaborar na marcação de consultas, diminuindo assim a longa espera. "Escutamos esses pronunciamentos com certa inquietude, pois elas afirmaram que estão tentando conversar com o prefeito há nove meses, mas não conseguem. Esse fato nos faz perceber o desrespeito e a falta de compromisso que o Poder Executivo está tendo a categoria", destacou o vereador Celso Brito.
O vereador Marcos Antônio acredita que após o assunto ser discutido com prefeito Anilton Bastos, os problemas dos agentes serão solucionados. "Nós vamos levar o assunto discutido aqui, para o gestor municipal, já ouvimos os agentes e agora ouviremos o prefeito. Tenho certeza que entraremos em um consenso e chegaremos a uma solução, pois o caminho é esse, temos que ouvir as duas partes e entrar em um acordo",declarou Marcos Antônio.
O presidente da Casa enalteceu a importância do trabalho realizado pelos os agentes e garantiu total apoio a categoria, enfatizando que na próxima segunda-feira, levará ao prefeito essas reivindicações. "Vocês são as principais ferramentas da saúde básica do município, sem vocês a saúde, que já não anda bem, estaria totalmente no buraco. Vocês são a ponta de lança da saúde básica de Paulo Afonso, tenham certeza que desta casa não faltará apoio.O servidor público municipal vai ter desta Casa - independente de bancada, um compromisso de levar essa questão com seriedade. Podem sair daqui com a convicção que terão todo apoio necessário para que essa luta seja vitoriosa por parte dos agentes comunitários de saúde de Paulo Afonso", finalizou Regivaldo Coriolano.
Mais Notícias
- 18/11/24Sessão Plenária do dia 18 de novembro
- 14/11/24Novembro Azul
- 08/11/24Sessão Extraordinária
- 05/11/24Sessão Ordinária 04 de novembro
- 02/11/24Sessão Plenária de 30-10
- 22/10/24Sessão Plenária 21-10-2024
- 15/10/24Sessão Plenária 14-10-24
- 05/08/24RETORNO
- 05/07/24COMUNICADO IMPORTANTE
- 21/06/24AVISO IMPORTANTE!