Fórum de Debate sobre a violência contra a mulher é realizado na Câmara Municipal de Paulo Afonso
ASCOM / CMPANa última quinta-feira, (27), foi realizado na Câmara Municipal de Paulo Afonso, um fórum de debate que teve como tema "O Papel da Administração Pública Municipal no Combate a Violência Contra Mulher".
Fizeram-se presentes convidados ligados aos setores da mulher, da segurança pública, da saúde e do legislativo, além de um público significativo representando a sociedade. Compôs a mesa, a Sra. Edvalda Pereira Aroucha - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher -, a Dra. Mirela Matos, Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), Sra. Nancy Coelho - diretora administrativa do HNAS/CHESF - , a Asp. Ten. PM. Joelma Vasquez - representando o 20º Batalhão de Polícia Militar -, a Sra. Esmeralda Patriota - presidente da APLB e membro do CMDM-PA - , e os vereadores Regivaldo Coriolano, Marquinhos do Hospital, Gilson Fernandes e Celso Brito.
O fórum teve como principal objetivo definir as diretrizes do Projeto de Lei - de autoria do idealizador do evento, vereador Celso Brito - que dispõe sobre o "procedimento de notificação compulsória da violência contra a mulher atendida em serviços de urgência e emergências, bem como na rede básica de atendimento, no âmbito do Municipal de Paulo Afonso".
Os pronunciamentos foram bastante relevantes e significativos. Ao fazer uso da palavra, a delegada Dra. Mirela Matos revelou as estatísticas de violência contra a mulher nos últimos dois anos, e declarou que até o primeiro semestre deste ano o índice é de 3,5 ocorrências por dia na delegacia da mulher.Segundo a delegada esse fato é assustador, uma vez que na cidade de Salvador o índice é de 3,8 ocorrências por dia.
A presidente da (CMDM- PA) Edvalda, em seu pronunciamento falou sobre a atuação do conselho e sobre a importância da realização do fórum "essa iniciativa do vereador Celso é muito importante para as mulheres e naturalmente para a população de Paulo Afonso, é isso que falta, iniciativa de política pública.As políticas públicas podem muito construir para a paz, a serenidade e para o desenvolvimento das pessoas" concluiu Valda.
O vereador Celso Brito falou sobre os benefícios que o Projeto de Lei - se aprovado - irá trazer para as mulheres que sofrem violências "essa lei irá trazer mais paz e tranqüilidade, e fará com que às políticas publicas, em defesa da mulher, sejam desenvolvidam com mais sabedoria e mais eficiência para a nossa comunidade" disse o vereador.
Ao término das discussões, os participantes do debate chegaram a conclusão, que o PL será bastante impactante, mas que se faz necessário, realizar uma ampla campanha de esclarecimentos sobre esse tema para toda a população do município.
O Projeto de Lei deve ser apresentado nas próximas sessões ordinárias da Câmara Municipal.
Mais Notícias
- 18/11/24Sessão Plenária do dia 18 de novembro
- 14/11/24Novembro Azul
- 08/11/24Sessão Extraordinária
- 05/11/24Sessão Ordinária 04 de novembro
- 02/11/24Sessão Plenária de 30-10
- 22/10/24Sessão Plenária 21-10-2024
- 15/10/24Sessão Plenária 14-10-24
- 05/08/24RETORNO
- 05/07/24COMUNICADO IMPORTANTE
- 21/06/24AVISO IMPORTANTE!