Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

25/02/2015

Eleitor que não votou nas três últimas eleições tem que se regularizar até dia 4 de maio

Assessoria de Comunicação com Cartório Eleitoral
Crédito: Ilustração

O juíz da 84ª Zona Eleitoral da Bahia está convocando o eleitor, que deixou de votar nas três últimas eleições e não justificou a ausência,  para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. O prazo para os chamados eleitores faltosos vai de 02 de março a 04 de maio  do ano em curso.

Em todo país o Tribunal Superior Eleitoral identificou 1.512.884 eleitores nessa situação. Esses irregulares, caso não se apresentem ao Cartório, terão sua inscrição cancelada na Justiça Eleitoral e, consequentemente, seus títulos também. O eleitor faltoso deve ficar atento, porque a Justiça Eleitoral não está emitindo nenhuma notificação. A relação dos eleitores com a inscrição ameaçada de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais para consulta.

Para regularizar o cadastro eleitoral, o eleitor tem que comparecer pessoalmente a qualquer cartório eleitoral mais próximo de sua  casa munido de documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver), comprovante de residência, e os comprovantes de votação, justificativa eleitoral, recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento, caso possua algum desses documentos.

O cancelamento do registro na Justiça Eleitoral implica a perda de vários direitos, como matricular-se em estabelecimento de ensino governamental, além de o cidadão também não poder obter a certidão de quitação eleitoral. Essa certidão é exigida para emissão de documentos oficiais, como passaporte, e também um dos documentos necessários para a assunção de cargos ou funções públicas.

Só não terão os títulos cancelados aqueles eleitores faltosos nas três últimas eleições, cujo voto é facultativo. Estão enquadrados nessa situação os eleitores maiores de 16 anos e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos.

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850