10/11/2014

Secretário municipal não atende convocação da Câmara

Assessoria de Comunicação / CMPA Luiz -Brito 3.913 DRT/BA
Crédito: Divulgação

A sessão ordinária da Câmara de Paulo Afonso desta segunda-feira (10) de novembro, presidida interinamente pelo vice-presidente Marconi Daniel (PV), não contou com as presenças do presidente Marcondes Francisco dos Santos (PRP), do 1º secretário Ivaldo Sales do Nascimento (DEM) e do 2º secretário Juvenal Teixeira (PDT). Mas, a ausência do secretário de Serviços Públicos, Paulo Mergulhão, em desobediência a convocação aprovada pelos vereadores para prestar esclarecimentos sobre os trabalhos da pasta movimentou a sessão. A justificativa de Mergulhão chegou à secretaria da Câmara por volta das 08h30 desta segunda-feira, 30 minutos antes do início da sessão, e como era esperado, não convenceu aos vereadores.

Em um trecho do ofício, Mergulhão também descarta a possibilidade de atender a convocação da Câmara sob a alegação de que igualmente estará em atividades anteriormente assumidas nas próximas segundas-feiras.

Lendo o documento enviado pelo secretário de Serviços Públicos, declinando-se do comparecimento à Tribuna Popular, em ?face de compromissos assumidos anteriormente?, o vereador Luiz Aureliano (PT) que atuou como 2º secretário, destacou ser um equívoco do secretário o seu não comparecimento, uma vez que a previsão legal é específica, ao tratar-se de convocação, não sendo facultado ao convocado descumprir tal chamamento. Aureliano se disse frustrado com a ausência do secretário, chegando a sugerir sua demissão do cargo, além de chamá-lo de incompetente. A proposta de Aureliano foi igualmente assimilada pelos vereadores Edson Oliveira Maciel (PP), Regivaldo Coriolano (PCdoB), Zé Carlos (PRP), Pedro Macário Neto (PP) e Antônio Alexandre (PR), que fizeram duras críticas ao secretário. Dinho autor da convocação lamentou o ocorrido e disse que ele (Mergulhão) havia perdido uma oportunidade para esclarecer tudo que realiza a frente de sua pasta. "entendo que secretários e diretores municipais têm de saber que quando são convocados pelo Poder Legislativo que representa a população, têm o dever de comparecer e prestar informações sobre o trabalho desenvolvido”.

Por seu expediente, o líder do governo Petrônio Nogueira tentou acalmar os ânimos, mas foi combatido com veemência pelo vereador Antônio Alexandre (PR). Cauteloso e temendo que os ânimos ficassem mais acirrados, o presidente em exercício, Marconi Daniel deu por encerrada a sessão.