Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

04/11/2014

Juiz destaca a qualidade e eficiência da Justiça federal em Paulo Afonso

Ascom - Por Luiz Brito 3.913 -DRT/BA
Crédito: Divulgação

Em sua palestra na sessão desta segunda-feira, 03, realizada na Câmara dos Vereadores, o juiz João Paulo Pirôpo de Abreu destacou os trabalhos da Justiça Federal para a construção de um novo modelo de governo, com mais participação e interação com a população. O convite partiu do líder da minoria, vereador Edson Oliveira Maciel (PP) e debateu “A Importância da Justiça Federal em Paulo Afonso, suas realizações e metas para a região". A sessão foi aberta pelo presidente do legislativo pauloafonsino, Marcondes Francisco dos Santos (PRP), que deu as boas vindas ao magistrado e ao público presente e afirmou que a casa sempre estará aberta aos juízes promotores, acadêmicos e a população como um todo.

A Justiça federal além de sua sede, Paulo Afonso, abrange 25 municípios da região atingindo uma população estimada em cerca de um milhão de pessoas o que se constitui num desafio muito grande atender essa demanda. Ao fazer uso da palavra o vereador Edson Oliveira Maciel (PP), destacou que a instalação da Justiça Federal em Paulo Afonso "foi um marco na interiorização da Justiça Federal". Ele acrescentou que o órgão desenvolve um trabalho "célere, eficaz e de qualidade". E a presença do Juiz João Paulo na manhã desta segunda-feira, configura-se num fato inédito para esta casa, que já ouviu outras autoridades do Executivo e Legislativo, mas nunca do Judiciário, ressaltou Dinho. 

Por seu expediente, João Paulo Pirôlo apontou que o Judiciário deve se aproximar do público e que iniciativas com essa que estamos vivenciando hoje aqui na Câmara de Paulo Afonso ajudam nessa mediação. Em seu discurso, o juiz que é também autor do livro “A Autonomia Financeira do Poder Judiciário: Limites traçados pelo princípio da independência e harmonia dos poderes”,, salientou que "a Vara Federal faz parte da história do município e eu me sinto muito honrado de fazer parte desta história".

O juiz revelou ainda que na área previdenciária duas demandas se destacam a questão dos trabalhadores rurais e os benefícios por incapacidade, auxílio doença por invalidez. No primeiro caso, nos realizamos cerca de 300 audiências por mês, o que é um número relativamente considerável.  

Sobre a nova da Justiça Federal, João Paulo revelou que embora o prédio contemple parcialmente a instituição ainda não é o ideal, e que com muito esforço conseguiu viabilizar junto à CHESF um terreno com cerca de 5 mil m² e a promessa de uma emenda parlamentar estimada em  de  R$ 500 mil com vistas ao projeto básico de construção do novo prédio. Segundo ele, a nova sede deverá estar pronta em até três anos, para atender de forma satisfatória os jurisdicionados que necessitem da justiça federal, finalizou.

João Paulo considerou bastante oportuno o convite formulado pelo vereador Dinho e disse que são inciativas como essas nos ajudam a divulgar os trabalhos, projetos e metas, além de aproximar a justiça federal do cidadão: “Temos que quebrar esse paradigma de que o juiz é um ser inalcançável e na verdade a justiça federal tem que estar aberta ao cidadão”, finalizou.

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850