30/10/2014

Semana do Empreendedor apresenta resultados do Censo Empresarial 2014

Assessoria PMPA / CMPA
Crédito: Divulgação

Com o objetivo de melhorar a gestão de empresários do município e orientar novos empreendedores, a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, SEBRAE, CDL e ASCOPA, realizam entre os dias 27 e 31 de outubro, a Semana do Empreendedor 2014. A programação do evento é composta de oficinas e palestras ministradas por representantes de cada órgão participante.

Nesta quinta-feira (30) no plenário da Câmara Municipal, aconteceu uma Audiência Pública para apresentação dos resultados obtidos pelo Censo Empresarial 2014. O relatório final da pesquisa foi apresentado pelo sociólogo Fernando Lima, da Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES). Em sua avaliação, Fernando Lima classificou como positivo o resultado do Censo e elogiou a iniciativa dos organizadores da Semana do Empreendedor. Para ele, a partir da identificação das principais dificuldades dos empreendedores, o evento vai permitir que sejam feitas intervenções voltadas para o desenvolvimento da economia do município.

“O Censo Empresarial 2014 em Paulo Afonso foi um trabalho realizado durante noventa dias, quando nós entrevistamos 1.550 empresas e identificamos 2.958 negócios. O resultado da pesquisa é muito animador, tanto para o SEBRAE, quanto para os sindicatos e para a Prefeitura, visto que traz informações relevantes para elaboração de políticas públicas e orientação de negócios”, observou Fernando Lima.

Participaram da Audiência Pública a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leda Araújo Chaves; a gerente regional do SEBRAE/Bahia, Jussara Oliveira; o gestor do SEBRAE/Paulo Afonso, Fábio Alves; a analista da Unidade de Gestão Estratégica do SEBRAE, Dora Parente; o presidente da CDL, Fábio Costa; a gerente da agência da Caixa Econômica do BTN, Eidsha Abdala; o secretário Municipal de Turismo, Marlos Guerra; os vereadores Marconi Daniel e Petrônio Nogueira; o diretor do Departamento Municipal de Indústria e Comércio, Leobson Teles; a presidente da ASCOPA, Gorete Moreira; a funcionária da CEF, Mariana Bulhosa; representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e populares.