06/02/2014

Vereador propõe a criação de velório municipal

ASCOM - Luiz Brito
Crédito: Divulgação

O Vereador Juvenal Teixeira (PDT), vai apresentar na volta do recesso à Mesa Diretora da Câmara, indicação ao prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT) solicitando a criação de um velório municipal, para atender a grande demanda da população de baixa renda da terra da energia. A matéria, com efeito, será aprovada, por unanimidade, no Legislativo Municipal. .

Segundo o parlamentar, a criação desse espaço é de suma importância, pois oferece ao cidadão pauloafonsino, o direito de velar seus entes queridos de maneira digna, independente de sua condição social.  Juvenal deixou claro sua preocupação com a falta de políticas públicas voltadas para esse tipo de cerimônia, pois, segundo ele, em muitas cidades do Brasil, o velório municipal já é uma realidade.

“´É uma questão de dignidade e respeito ao cidadão desta cidade, que o poder público providencie esse tipo de espaço para velório, pois as pessoas mais carentes, que normalmente não têm condições financeiras nem para comprar o caixão, são obrigadas a velar seus mortos dentro de suas próprias casas”, observou.

Ainda de acordo com o vereador, a prefeitura é que arcará com todas as despesas do velório, como entrega de caixões, auxílio funeral, ônibus para locomoção de amigos e familiares, entre outros. “A prefeitura já faz isso de modo eventual, mas com a criação do velório municipal, a população será respeitada no seu princípio de cidadania, e no seu direito social e humano”, disse  Juvenal.