Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

17/06/2011

Audiência Pública discute direitos da criança e do adolescente

Assessoria de Comunicação da CMPA
Crédito: ASCOM / CMPA

 A Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Paulo Afonso realizou na manhã da última quinta - feira, 16 de junho, audiência pública para discutir e esclarecer itens do parecer da comissão referente ao projeto de lei 17/2011 do Poder Executivo Municipal que dispõe sobre a política municipal dos direitos da criança e do adolescente no município de Paulo Afonso.

Repasse de verbas e exigência do nível superior para os conselheiros tutelares foram os tópicos mais discutidos entre os participantes, o que na verdade dividiu opiniões. A consultora da secretaria municipal de desenvolvimento, Mana Pinho, falou que o projeto nasceu de uma reunião do CMDCA com a finalidade de alinhar a lei quanto a apreciação dos recursos e aos requisitos para a escolha dos conselheiros tutelares, sendo essencial o nível superior para o conselheiro, tendo em vista que eles se reportam a autoridades e devem ter conhecimento profundo sobre a questão das políticas públicas.

O vereador Celso Brito - presidente da comissão ressaltou o fato dos salários dos conselheiros não constarem no projeto e solicitou emenda vinda do executivo para especificar o salário. O procurador jurídico da Câmara, Celso Pereira, ressaltou que o executivo não pode pagar salário sem estar previsto em lei e os benefícios estão sendo revogados. "A legalidade é essencial para assegurar os direitos dos conselheiros", disse Celso Pereira.

De acordo com o procurador jurídico do município, Dr. Flávio Henrique, a Lei Federal é clara no que diz respeito ao repasse de verbas, pois proíbe vincular recitas de impostos a fundos sociais.

Diante do impasse, o Procurador Jurídico do município irá se reunir com os conselheiros municipais para discutir a situação, ao passo que o Procurador Jurídico do legislativo se reunirá com os vereadores a fim de que se possa chegar a um consenso.      

Fizeram parte da composição da mesa o procurador jurídico da Casa- Celso Pereira, os veadores  Petrônio Nogueira, Osildo Alves, Celso Brito e Daniel Luiz, o procurador jurídico da prefeitura municipal - Flávio Henrique, representante da secretaria de desenvolvimento social - Jane Isabel, representante do conselho tutelar- Márcia Gorete, representante da Fundame - Paula Dias, representante da 1ª Cia de Infantaria - Tenente Assis, representante da ONG Repensar - Normanda de Vasconcelos, consultora da secretaria municipal de desenvolvimento social - Mana Pinho, representante da Liga Social Católica - Valma Maria Brandão e do conselho Tutelar - Lucicleide Coelho, vice presidente do conselho municipal da criança e do adolescente - José Alcântara

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850