22/01/2019

Chesf faz cortes no Hospital Nair Alves de Souza para reduzir despesas

Luiz Brito DRT/BA 3.913 - Assessoria de Comunicação CMPA
Crédito: Foto: reprodução

Políticos e populares reagiram imediatamente a um comunicado emitido nesta segunda-feira, 21, pela Diretoria da Chesf.  Em um trecho do documento a  empresa diz literalmente que adotará medidas duras, visando reduzir despesas com o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS).

Os cortes englobam a suspensão total das cirurgias eletivas no âmbito daquela unidade hospital, a partir do dia 1º de março de 2019 o fechamento da urgência do HNAS no horário das 19h às 7h; a extinção do atendimento de ortopedia, além da redução postos médicos obstetras urgentistas será reduzido de 02 (dois) para 1 (um).

A Chesf também reduzirá, no prazo de 06 (seis) meses, o número de leitos do HNAS em até 60% sessenta por cento). E pra fechar o caixão, em dezembro/2020, com ou sem a transferência definitiva do HNAS para a UNIVASF, a Chesf sai definitivamente da operação do Hospital.

A Chesf alega que serviços de saúde não integram o objeto social da Chesf, e a companhia vem sendo substancialmente onerada pelos custos do HNAS, com cifras que se aproximam de R$ 50 milhões/ano situação que se agrava com a inadimplência do Município de Paulo Afonso, o qual, mesmo recebendo as verbas do Ministério da Saúde destinadas ao HNAS, não faz o repasse dos valores à Chesf.

Em outro trecho da nota, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco cobrou da prefeitura de Paulo Afonso um débito relacionado ao HNAS, estimado em R$ 18.259.531, 79 (dezoito milhões, duzentos e cinquenta e nove mil, quinhentos e trinta e um reais e setenta e nove centavos), “valor histórico líquido e com base em dezembro de 2018”, enfatizou.

O impacto da notícia foi de pronto absorvido pela Câmara Municipal de Paulo Afonso que mesmo de recesso a secretaria executiva da Casa atendendo proposta do vereador Marconi Daniel Melo Alencar, marcou para quinta-feira, 24, a partir das 19 horas, uma sessão extraordinária para debater o assunto.. Todos os vereadores estão sendo convocados por ofício assinado pelo presidente da casa, Pedro Macário Neto.