05/05/2016

Bombeiros civis recém-formados pedem à Câmara adequação à lei federal para atuarem em Paulo Afonso

Crédito: ASCOM

A turma de bombeiros profissionais civis formados pela CFEPP CURSOS - Centro de Formação Educacional e Preparatório de Pernambuco - compareceu à Câmara Municipal de Paulo Afonso, na última segunda-feira (02), para pedirem urgência do Poder Legislativo em adequar à lei municipal à redação federal.
"Nós temos a lei 11901/2009, aprovada em janeiro de 2009, e nos garante trabalhar em locais privados e públicos, porém, em muitos municípios já existem leis aprovadas e nós queremos essa previsão também na lei municipal", disse o bombeiro Rafael.
O vereador Edson Oliveira (PP), cedeu parte do seu tempo na Tribuna para que os bombeiros pudessem dar mais detalhes do curso e, por isso mesmo, da urgência para adequação da categoria que depois dos estudos e treinamentos intensivos quer trabalhar.
"Nós tivemos uma carga horária de 280 horas, por 12 meses, e nós nos sentimos preparados, fomos formados por instrutores militares do 15º GPM, e queremos atuar".
Segundo o bombeiro Dos Anjos, a lei obriga que as empresas façam a contratação: "Estamos aqui de prontidão, aptos para atuar em Paulo Afonso, nas cidades circunvizinhas e nos eventos", completou Dos Anjos.
Segundo afirmou Rafael, a lei já exige uma quantidade determinada de bombeiros em grandes eventos como Copa de Velas, São João e também nos eventos privados: "As empresas solicitam ao agrupamento militar e vai depender do dimensionamento".
Redação de Ivone Lima
Fotos: ASCOM