Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

07/04/2016

Guardas Municipais de Paulo Afonso estarão na sessão da Câmara Municipal de Paulo Afonso, na segunda-feira (11)

ASCOM
Crédito:

Alguns guardas compareceram à sessão ordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso, na segunda-feira (04) e expuseram faixas onde pediam aos vereadores apoio do Poder Legislativo e providencias junto ao executivo para regularizar a categoria, que segundo eles faltam quatro meses para se esgotar o prazo dado pelo governo federal, que adequou em 2014, o Estatuto Geral das Guardas Municipais.


Dos 100 guardas civis municipais de Paulo Afonso, que entraram há 9 anos no serviço público, restam 54 profissionais. Segundo o guarda Emerson Florindo uma cidade como Paulo Afonso, com uma população que ultrapassa 120 mil habitantes, 54 homens são notadamente insuficientes. "Quando nós entramos éramos 100, precisavam de 200, os demais foram embora, fizeram outros concursos e com melhores condições. O trabalho acontece de forma ilegal, sem o estatuto, o que deixa os profissionais em uma situação defasada, se comparado a outras guardas. Por exemplo, em Lagarto (SE), com a realidade próxima a nossa, os guardas tiveram seu plano salarial aprovado", disse Emerson.


O apoio do Poder Legislativo


"Vamos seguir firmes e cobrar do legislativo, em 2014, foi aprovada uma lei federal com o Estatuto Geral das Guardas Municipais que norteia todas as diretrizes da categoria, precisamente em 8 de agosto de 2014, as prefeituras têm dois anos para adequação, a prefeitura que já têm a guarda têm que cumprir esta lei, faltam 4 meses e até agora não temos um plano de adequação. E não temos esperança que vá acontecer dentro do prazo" Completou o guarda Emerson Florindo.
Fonte e fotos: Ivone Lima

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850