Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

24/12/2015

Vereadores e o Prefeito de Paulo Afonso participam da assinatura do protocolo de intenções do quarto Consórcio de Saúde

José Renaldo de Carvalho Silva-ASCOM/CMPA
Crédito: José Renaldo de Carvalho Silva-ASCOM/CMPA

Paulo Afonso e mais os municípios de Rodelas, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macureré, Santa Brígida, Abaré e Pedro Alexandre, do Território de Itaparica, deram um passo importante para a formação do quarto Consórcio de Saúde do estado que prevê beneficiar mais de 250 mil pessoas com oferta de serviços de média e alta complexidade.


Na manhã de quarta-feira (23), o Presidente da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso Petrônio Nogueira, o Vice-Presidente Albério Faustino Farias (Bero do Jardim Bahia) e os vereadores, Lêda Chaves, Marcondes Francisco dos Santos e José Gomes de Araújo, participaram com o Prefeito Anilton Bastos da cerimônia realizada pela SESAB da assinatura do protocolo de intenções do quarto Consórcio de Saúde. O Prefeito Anilton Bastos estava acompanhado, do secretário Alexei Vinícius (Saúde) e de Luiz Carlos de Carvalho (Relações Institucionais). O compromisso foi formalizado em cerimônia no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com as presenças do governador Rui Costa e do subsecretário de Saúde em exercício, Carlos Emanoel Melo.
Através do consórcio, o Governo do Estado assume o compromisso de construir e equipar uma policlínica em Paulo Afonso, no valor de R$ 17 milhões, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear os 60% restante. A unidade vai oferecer até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos - a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética - para rastreamento de câncer de mama, neurologia, pneumologia, entre outros exames. "Sozinhas, as cidades não podem arcar com os valores da Saúde. Garantir a Saúde é caro. Mas, juntas, e com o apoio do governo do estado, vão fortalecer a saúde baiana", afirmou Rui Costa.
Para o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, que foi escolhido para presidir o consórcio, o acordo entre Estado e municípios "vai ser um grande ganho para toda região. As pessoas que às vezes precisam enfrentar a estrada para cidades distantes para ter atendimento, vão ter mais conforto e segurança com serviços de saúde próximos de onde moram. Isso faz toda a diferença", afirmou.
A implantação depende agora de aprovação em assembléia geral do regimento e da eleição do presidente. Depois, serão firmados os contratos de programa e de rateio. As obras para a policlínica devem ser iniciadas até o começo de 2016.
Regionalização
Regulamentados por meio de lei estadual sancionada pelo governador em setembro, os consórcios passam a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento(UPA), laboratórios regionais (LACEM) e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), além de hospitais municipais.
"É importante destacar que, além de proporcionar a implantação de uma policlínica de alta capacidade de atendimento, o consórcio vai possibilitar o compartilhamento dos serviços de saúde entre os consorciados. Isso representa o desenvolvimento da região", destacou o subsecretário de saúde em exercício, Carlos Emanoel Melo.
José Renaldo de Carvalho Silva-ASCOM/CMPA

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850