08/11/2015

Câmara homenageará nesta segunda-feira “seu Cazuza” com título de cidadania

Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal de Paulo Afonso realizará na manhã desta segunda-feira, 9, a partir das 9h, no plenário da Casa da Cidadania, sessão solene para outorga do Título de Cidadania ao pecuarista José Ferreira de Lima "Seu Cazuza", atendendo a decreto legislativos autoria do vereador Zé Carlos do BTN.
Natural de Feira de Santana, Buíque - Pe, José Ferreira de Lima, logo aos 10 anos, o menino Cazuza, teve que ajudar o pai no trabalho do campo junto aos outros irmãos. Em 1961 a família mudava para Arcoverde (PE). O sonho de estudar ficava cada dia mais distante. Aos 22 anos, Cazuza decidiu aventurar-se vindo morar em Paulo Afonso, em 1968, atraído pelo "boom" das obras da barragem e das usinas da CHESF.
O homem do campo ganhava a cidade e começava a trabalhar como ajudante geral, e logo em seguida foi classificado a soldador, profissão exerce até os dias atuais. Anos depois, Cazuza contraiu matrimônio com Maria Salomé, com quem teve tres filhos Carlos César, Giselda e Andréia.
Em 1969 por meio dos amigos foi apresentado ao então bispo Diocesano Dom Jackson Berenguer Prado. A partir daí Cazuza iniciou uma série de trabalhos comunitários em benefício das pessoas mais carentes, marcando sua vida de servir aos mais necessitados. O desempenho de "Seu Cazuza" foi logo reconhecido e não demorou muito, em 1994 foi convidado pelo saudoso Bispo Dom Mário Zaneta, para fundar o Grupo Biblíco São Lucas, no ainda denominado Mulungú,
Começa a luta para remover as famílias vindas do Bairro Gangorra para o Mulungú, mas seu Cazuza não perdeu a fé. O Grupo Bíblico passou a ter papel decisivo na comunidade. E como não havia sede própria o grupo se reunia nas salas improvidas da Escola Casa da Criança III.
Em 1987 esse trabalhador incansável ainda encontrava forças para junto com a família abrir uma Serralharia que leva seu nome e até os dias de hoje se mantém ativa gerando oportunidade de geração de emprego e renda e preparando pessoas para o mercado de trabalho.
Aos 69 anos "seu Cazuza" ver seu trabalho coroado pelo reconhecimento da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso que acatou por unanimidade proposta do Vereador Zé Carlos do BTN autor do título de cidadania. "É um homem simples que anda em meio ao povo e cumprimenta a cada um com um sorriso, de comportamento e fala tranquila, mas de atitude enérgica", concluiu Zé Carlos do BTN.
Assessoria Parlamentar