05/10/2015

Sancionada Lei de tombamento da Igreja de São Francisco em patrimônio histórico, cultural e arquitetônico

Crédito: Arquivo

Foi sancionada no domingo, 4, pelo prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos Pereira, em caráter especial, por ser o dia de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, a Lei, que tomba como Patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município de Paulo Afonso, a sede da Igreja de São Francisco de Assis, e suas adjacências.
O tombamento da Igreja de São Francisco de Assis se dá nesse momento, a partir de um projeto de lei do próprio Poder Executivo que foi recebido e em sessão única, lido, discutido e pela Câmara de Vereadores. O projeto de lei tramitou em regime de urgência pois a câmara admitiu a importância e a relevância da matéria.
A sede da Igreja de São Francisco é visitada diariamente por turistas e pela população, além de receber uma multidão de fiéis, principalmente nesses dias de início do mês de outubro quando se comemora o Dia do Padroeiro, São Francisco de Assis. A Igreja de São Francisco é um marco histórico.
O Templo católico-romano construído em 1949 é um dos poucos patrimônios remanescentes da criação do município e é considerado pela geração atual como um cartão de visitas da nossa cidade.
O tombamento da igreja obriga que sejam mantidas suas características originais, preservando, assim, a história do município, sendo este o grande objetivo da lei que hoje é sancionada. Nos próximos dias espera-se a aposição da placa que sela no edifício o tombamento definido na lei municipal, hoje sancionada, e que estará publicada no diário oficial do município nesta segunda-feira, 5.