23/08/2015

Desrespeito com vagas de estacionamento de idosos e deficientes prejudica usuários

Agência Morena Branca - Luiz Brito
Crédito: Reprodução

O que você faz quando precisa estacionar o carro na rua com pressa porque tem um problemão pra resolver, mas a única vaga que encontra é para idosos e deficientes? Se você se recusa a parar nessa vaga especial, parabéns! Você é um cidadão consciente!

Agora, se você já estacionou nas vagas especiais com aquela velha desculpa de “ah, são só cinco minutinhos”, saiba que sua atitude prejudica e MUITO (além de ser uma baita falta de educação) ‘as pessoas que têm direito ao estacionamento prioritário.

Um Requerimento de autoria da vereadora Irmã Leda que deverá ser transformado em PL foi apresentado esta semana em sessão plenária da Casa das Leis, com o objetivo de regulamentar a questão da utilização de vagas reservadas com a legenda “IDOSO”. Trata-se  de uma  Autorização Especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos ou que os transportem, nas vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim.

Sobre as vagas

As vagas de estacionamento para idosos e deficientes foram regulamentadas e garantidas por lei, a partir da vigência das resoluções 303 e 304/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com isso, as cidades brasileiras são obrigadas a destinar 3% das vagas de estacionamento público para idosos e 2% para deficientes.

O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) será responsável por sinalizar, de acordo com as normas do CONTRAN, e providenciar a escolha das vagas mais adequadas à utilização dos idosos. Além disso, a administração municipal irá expedir o “Cartão de Estacionamento da Pessoa Idosa”, que terá validade em todo território nacional. Para a Irmã Leda, trata-se de uma proposta simples, pois somente regulamenta o que já está previsto em Lei Federal. “Agradeço aos vereadores pelo apoio e aguardamos que com a sanção do prefeito Anilton Bastos Pereira, os idosos de Paulo Afonso num futuro bem próximo não tenham mais problemas com relação ao estacionamento de veículos”, ressalta Leda.

Os interessados em obter maiores informações ou esboçar algum tipo de sugestão devem entrar em contato com a Assessoria de Gabinete da vereadora Irmã Leda pelo telefone 75 3282 3850.