18/08/2015

Ex-vereadora Lisette vai receber o título de Cidadã de Paulo Afonso

Por Antônio Galdino (Folha Sertaneja)
Crédito: Antônio Galdino (Folha Sertaneja) Lisette Alves dos Santos nasceu em Carnaíba-PE

De vez em quando, os vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovam homenagens a pessoas que, embora não sejam nascidos neste município, tem prestado relevantes serviços à comunidade local e que recebem o título de Cidadãos de Paulo Afonso.

Recentemente foram aprovados os títulos para educadores do município como o Professor Francisco Nery Júnior, a professora Marileide Queiroz e o ex-Administrador da Chesf em Paulo Afonso, Professor Gilberto Pedrosa, assim como do Reitor da Univasf, Julianelli, do Juiz Federal João Paulo Piropo e do Ministro da Defesa, Jaques Wagner, ex-governador da Bahia. As solenidades de entrega destas comendas ainda não estão marcadas.

Na última sessão da CMPA, o vereador Pedro Macário Neto antecipou a apresentação de Projeto de Lei concedendo o título de Cidadã de Paulo Afonso à professora e ex-vereadora Lisette Alves dos Santos, atuando vereadora da primeira legislatura de Paulo Afonso, de 1959 a 1963, eleita que foi em outubro de 1958.

Tão envolvida sempre esteve nos trabalhos sociais de Paulo Afonso, assim como sua irmã, Lindinalva Cabral, que acreditava-se que a ex-vereadora Lisette já tivesse recebido essa homenagem da Câmara Municipal, o que se corrige agora, com esta iniciativa do vereador Macário que a compartilha com o vereador Luiz Aureliano que também assina esse Projeto.

É filha de Severino Alves dos Santos e Auta Leite Cabral. A família chegou a Paulo Afonso no ano de 1952, ainda no início das obras da Chesf. Como não havia colégios de ensino médio em Paulo Afonso, Lizette e Lindinalva foram estudar em outra cidade mas sempre voltavam à então Vila Poty, nas férias escolares.

Lizette Alves fez o curso primário na cidade de Custódia-PE e o Curso de Magistério no conceituado Colégio das Damas, na cidade de Vitória de Santo Antão, formando-se como professora no ano de 1955.

Em Paulo Afonso sempre acompanhava com muito interesse a política local, ao lado do pai, Severino Alves dos Santos, conhecido como Severino Dentista e sempre participava das muitas reuniões políticas que aconteciam em sua casa onde seu pai recebia diretores da Chesf e grandes nomes da política da Bahia e de Paulo Afonso. A grande influência política do pai, que chegou a ser indicado para concorrer a prefeito nas primeiras eleições de Paulo Afonso o que não quis e indicou o nome de Otaviano Leandro de Morais que foi eleito, a ajudou a ser expressiva votação para vereadora em 1958.

Como professora, ajudou muito ao prefeito Otaviano Leandro de Morais, nas atividades ligadas à área de Educação, participando ativamente para a criação da Escola do Povoado Juá, construída por ele, assim como contribuiu, com sua experiência do magistério, na elaboração do Projeto de Lei Nº05/1959, de autoria do vereador Manoel Pereira Neto, que criou o Magistério Primário no município de Paulo Afonso.

O Projeto de Lei outorgando à professora e ex-vereadora Lisette Alves dos Santos o título de Cidadã de Paulo Afonso deverá ser apresentado ao plenário da Câmara Municipal de Paulo Afonso e, conforme anteciparam muitos vereadores, deve ser aprovado por unanimidade e, assim como os demais títulos já aprovados, deve ser combinado com a homenageada e os outros também homenageados a data da sua entrega solene.