Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

Informativo - Vereador Zé Carlos

27/04/2013

Zé Carlos do BTN homenageia os índios na Câmara

Assessoria parlamentar
Foto reprodudção

O vereador José Carlos Coelho , encaminhou ao Administrador Regional da FUNAI em Paulo Afonso,  uma moção de congratulações pela passagem pelo Dia do Índio, comemorado último no dia 19 de abril. 
Para Zé Carlos do BTN  a data deve ser um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. "Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. O contato com o homem branco ao longo dos anos fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural e suas terras.  As consequencias dessas perdas foram vividas recentemente em Paulo Afonso, quando cerca de 100 índios da etinia Tuxá  de Rodelas,   invadiram a sede da Adminsitração da CHESF  reivindicando  assentamento e indenização para 90 famílias que tiveram as terras cobertas pelas águas do Rio São Francisco, na época da construção da Usina Hidrelétrica de Luiz Gonzaga (PE), conhecida como Itaparica, em 1988.
 Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas.


.


Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850