Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

09/05/2018

Entrega de título de cidadania pauloafonsina a Senhora Rita Fagundes da Silva

ASCOM
Crédito: Arquivo

A Câmara Municipal de Paulo Afonso realiza Sessão Solene, de outorga de Título de Cidadã Pauloafonsina, de autoria do vereador José Carlos Coelho, a Ilma.ª Senhora Rita Fagundes da Silva, nos termos dispostos no Regimento Interno. A Sessão Solene será realizada às 19h, no Plenário da Câmara, Av. Apolônio Sales, 495. Conforme (PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N°. 06 /2018).

                                         CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO

                                                         - Estado da Bahia-
 
                              PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N°. 06 /2018.

    "Dispõe sobre a Outorga de titulo de Cidadã Pauloafonsina a Senhora RITA FAGUNDES DA SILVA".

     A Câmara Municipal de Paulo Afonso, no uso de suas atribuições legais, aprova:


           Art. 1° - Fica concedido o título de Cidadã Pauloafonsina a Senhora RITA FAGUNDES DA SILVA.
           Art. 20 - As despesas decorrentes dos atos preparatórios para entrega do Título mencionado no Art. 1° correrão por conta das dotações orçamentárias da Câmara Municipal de Paulo Afonso.
           Art. 3° - A entrega de Título dar-se-á em Sessão Solene desta Casa Legislativa, nos termos do que dispõe seu Regimento Interno.
           Art. 4° - Este Projeto de Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
           Art. 5° - Revogam-se as disposições em contrário.

                                        CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO

                                                            - Estado da Bahia-

 

                                                                   BIOGRAFIA


Nascida no dia 03 de maio de 1926, em Ribeira do Caldeirão, uma espécie de sitio localizado no município de brejo da Madre de Deus, situado no agreste pernambucano, vinda de família tradicionalmente católica, a segunda das seis filhas dos agricultores João Fagundes do Lago e Maria Francisca dos prazeres, Rita Fagundes da Silva, Dona Rita, assim como é chamada carinhosamente pela comunidade do bairro Tancredo Neves, como a maioria dos filhos de família de origem humilde da época, começou a trabalhar na roça desde muito cedo a fim de ajudar seus pais nas despesas da casa.
No ano de 1970, alguns de seus filhos vinheram para a cidade de Paulo Afonso, em busca de trabalho, como os irmãos eram muito ligados, não demorou muito para que Dona Rita e o restante da família se estabelecessem no município, no final de 1971, vindo morar no Riacho do Brito, trajeto em que foi construído a barragem da usina PA-4, porém, devido a construção da usina, várias famílias que moravam no local precisaram se deslocar de lá, fundando assim o bairro Mulungu, atual Bairro Tancredo Neves, nesse mesmo ano em que o Bispo Dom Jackson Berenguer Prado, primeiro bispo a assumir a Paróquia Nossa Senhora de Fátima toma posse, Dona Rita inicia sua trajetória como missionária, se juntando aos Bíblicos, grupo esse que tinha como objetivo ajudar as famílias mais necessitadas, onde se reunião rotineiramente na Casa da Criança 3.
No ano de 1987 foi agraciada com o diploma de "Amiga da Cidade" pelo vereador Zé Ivaldo, em reconhecimento e gratidão pela relevante contribuição e engrandecimento do município. Considerada matriarca da comunidade católica do Bairro Tancredo Neves, em maio de 2016 foi homenageada pelo Vereador José Carlos Coelho, com uma moção de aplausos, pelo seu nonagésimo aniversário.
Rita Fagundes da Silva criou 13 filhos, são eles, Ana Maria, Maria Rita, Maria das Graças, Maria do Rosário, Maria de Fátima, João, José, Luiz (Padre atuante na comunidade), Manuel e Miguel. Estando em memória, Rafael (da dupla Bill e Rafael), Severino Tibúrcio (conhecido como Bill Halley, Cantor) e Antônio Tibúrcio (ministério de música, conhecido como seu Antônio), 59 netos e 60 bisnetos.
Possuidora de uma trajetória de vida admirável, de extrema ética e fibra moral, aos 92 anos de idade, reconhece seu papel como sujeito transformador da sociedade que está inserida, tendo a honra de representar a comunidade católica do bairro Tancredo Neves, de ter contribuído no processo de construção da Paróquia Sagrada Família e ter fundamental participação na criação e educação de muitas crianças e jovens, hoje adultos, que residiram e residem, nesse bairro tão querido por ela.

ASCOM- CMPA
José Renaldo de Carvalho Silva
Comunicacao@cmpa.ba.gov.br
Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Fone: (75) 3282-3850
www.cmpa.ba.gov.br

 

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850