Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

06/01/2018

Câmara Municipal de Paulo Afonso aprova por unanimidade Programa de Recuperação Fiscal – REFIS

ASCOM
Crédito: ASCOM/CMPA - José Renaldo de Carvalho Silva

O Projeto de Lei Nº 601/18, do Executivo, garante ao contribuinte, até o dia 29 de março, o refinanciamento para quitar dívidas com 100% de desconto em multa e juros.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Marcondes Francisco dos Santos (PSD), acredita que esse tipo de ação contribui para melhorar a arrecadação do município e diminuir o número de contribuintes inadimplentes. "Este é um programa de incentivos que não prejudica o município pelos descontos que oferece, pelo contrário, promove o aumento da arrecadação e dá aos contribuintes inadimplentes a oportunidade de honrar com seus compromissos".
A Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovou por unanimidade em única discussão na sessão extraordinária dessa sexta-feira (05/1/2018), realizada na Câmara Municipal de Paulo Afonso, presidida pelo vereador Marcondes Francisco dos Santos, o Projeto de Lei Nº 601/18, de autoria do poder executivo que Institui o Programa de Recuperação Fiscal - REFIS no Município de Paulo Afonso e dá outras providências.
O Programa de Recuperação Fiscal - REFIS (medida de recuperação de crédito prevista no art.58 da Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar nº 101, de 2002),tem como objetivo promover a regularização de créditos do Município, decorrentes de débitos de contribuintes (pessoas físicas e jurídicas), relativos a tributos municipais, em razão de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2017, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com exigibilidade suspensa ou não.
Pessoas físicas e jurídicas com débitos devem procurar atendimento no CAC - Centro de Atendimento ao Cidadão, no prédio da Prefeitura, Avenida Apolônio Sales, no 925, de segunda a sexta-feira das 7h às 13h até o dia 29 de março de 2018.
O programa REFIZ é destinado a promover a regularização de créditos do município, decorrente de débitos de contribuintes, relativos a tributos municipais, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com exigibilidade suspensa ou não, inclusive os decorrentes de falta de recolhimento de valores retidos.
O REFIS terá efeito para débitos relativos ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), a taxas e rendas diversas.
O REFIS será administrado pela Secretaria Municipal da Fazenda e pela Procuradoria Geral do Município, nos casos relativos às execuções fiscais e, observado o disposto na Lei.
A redução da multa e dos juros de mora, para pagamento do crédito tributário favorecido à vista ou parcelado, obedecerá aos seguintes critérios e percentuais:
I - à vista, ou em até 12(doze) vezes iguais e sucessivas, com redução de 100% (cem por cento) da multa e dos juros de mora;
II - parcelado, em até 24 (vinte e quatro) vezes iguais e sucessivas, com a redução de 90% (noventa por cento) da multa e dos juros de mora;
III - parcelado, em até 36 (trinta e seis) vezes iguais e sucessivas, com a redução de 80% (oitenta por cento) da multa e dos juros de mora;
IV - parcelado, em até 48 (quarenta e oito) vezes iguais e sucessivas, com a redução de 70% (setenta por cento) da multa e dos juros de mora;
V - parcelado, em até 96 (noventa e seis) vezes iguais e sucessivas, com a redução de 60% (sessenta por cento) da multa e dos juros de mora;
VI - parcelado, em até 120 (cento e vinte) vezes iguais e sucessivas, com a redução de 50% (cinquenta por cento) da multa e dos juros de mora.
O valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior:
I - para pessoa física R$ 50,00 (cinquenta reais).
II - para pessoa jurídica R$ 200,00 (duzentos reais).
O vencimento das parcelas será 30 (trinta) dias após o pagamento da primeira.
Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
ASCOM- CMPA
José Renaldo de Carvalho Silva
Comunicacao@cmpa.ba.gov.br
Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Fone: (75) 3282-3850
www.cmpa.ba.gov.br

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850