31/05/2012

Audiência Pública encerra discussão sobre PL que cria o Conselho Municipal da Juventude

ASSESSORIA DO VEREADOR CELSO BRITO
Crédito: ASCOM/CMPA

Após a segunda rodada de discussões que revisou o Projeto de Lei do Executivo que cria o Conselho Municipal da Juventude, a assembléia que se formou com representantes da sociedade civil e dos vereadores Celso Brito, Gilson Fernandes e Aroldo Ferreira, com as orientações do procurador da Câmara Dr. Celso Pereira, forma propostas várias emendas, supressões e exclusões de artigos e partes de textos, tornando a proposta mais equilibrada e democrática. Muitos pontos causaram polêmica entre os participantes, mas para que o Conselho fosse o mais democrático e participativo possível algumas proposta passaram por ampla discussão até a aprovação, e nas próximas sessões devem ser votadas.

"Essas audiências que temos conduzido em nosso mandato para discutir nossos projetos de lei, e os que vêm do Executivo Municipal, demonstra o real papel do vereador. Chamo a atenção dos colegas vereadores para que evitemos as dispensas de formalidades aos projetos de lei, pois estes regrarão a vida da comunidade, e precisam ser discutidos e melhorados quando necessários. Esse PL 04/2012 do Executivo estava crivado de erros e incoerências que se fossem aprovados como queria a situação trariam prejuízos à juventude que quer participar das discussões das políticas públicas a eles voltada", esclareceu o vereador Celso, que solicitou a audiência a partir do pedido de vistas ao PL.

Já para o vereador Gilson Fernandes "são em encontros como esses que enxergamos as força que a juventude tem. Eles foram chamados a essa Casa, participaram, fizeram propostas, se impuseram enquanto cidadãos, que demonstra que estão amadurecidos. Cabe a nós como políticos permitirmos essa participação mais ativamente, abrindo espaços de discussões para ouvi-los e apoiá-los, e como o Conselho da Juventude ativo, essa Câmara certamente irá receber muitas boas propostas para o bem da comunidade".

O vereador Aroldo que também se fez presente se mostrou feliz também com essa participação. "Espero que tenhamos outros encontros como esse, para discutir os projetos de lei. Essa Casa e a democracia só têm a ganhar com esse amadurecimento da juventude", expressou Aroldo Ferreira.

A Câmara Municipal de Paulo Afonso por meio de sua Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social, presidida pelo vereador Celso Brito, vem agradecer às entidades e seus representantes que ativamente participaram das audiências: ONG Raízes; União dos Estudantes da Bahia (UEB); ONG Repensar; ONG SAMPA; DA's UNEB; Juventude Católica e Diocese; Juventude Evangélica e Igrejas Batista, URD; Juventude Espírita; APLB; OAB; Colégios Sete de Setembro e Carlina B. D; Direção e Grêmio do IFBa; Conselho Estadual da Juventude (Sr. Juremar); Conselhos Municipais: Criança e Adolescente, Tutelar, Pessoas com Deficiência, e de Saúde; Secretaria Mun. de Desenvolvimento Social. Foram convidadas mais de 60 instituições de vários segmentos sociais às audiências.