31/01/2012

Nota de Pesar da CMPA pelo falecimento do ex-vereador Diogo Andrade Brito

ASCOM / CMPA
Crédito: Antônio Galdino Diogo Andade lendo a 1ª ata do Legislativo, feita por ele mesmo.

Paulo Afonso perdeu no ultimo dia 29 de Janeiro o ex-vereador Diogo Andrade Brito, primeiro secretário da Câmara de Vereadores. Diogo participou da primeira legislatura da Casa e sua vida pública sempre foi marcada por sua integridade e dedicação ao desenvolvimento de Paulo Afonso. Durante o Jubileu de Ouro (50 anos) da Câmara de Vereadores, em 7 de abril de 2009,  Diogo Andrade, participou da Sessão Especial, inclusive lendo a primeira ata do Legislativo, feita por ele mesmo.

O presidente da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, Regivaldo Coriolano, em nome do Legislativo Municipal externa profundo pesar pelo falecimento do eterno pioneiro vereador Diogo Andrade Brito, "Homem integro, que compôs nosso quadro na primeira legislatura desse município sendo nosso primeiro secretário. Sempre será lembrado por todos nós como exemplo de homem público na busca do engrandecimento do nosso município".

Diogo da Gente

Outono de 1925, treze de abril, em Paripiranga, seu João Fernando e dona Leontina deram ao Brasil o baianinho DIOGO ANDRADE BRITO. Predestinado para ajudar a construir Paulo Afonso, em 26/11/49 foi admitido na Chesf, com 24 anos, no comecinho das obras. Aqui conheceu Lindaura, pernambucana de Custódia, também servidora da estatal. Casaram-se e tiveram quase uma dúzia de filhos, todos pauloafonsinos, porque nordestino não dorme no ponto.
Inteligente e dinâmico, Diogo aposentou-se em 1983, após 34 anos de inestimáveis serviços.

Músico, tocou trombone e bombardino nos bailes da vida e na banda da Chesf. Ativista sindical, foi delegado do Sinergia. Preocupado com melhores condições de vida para o povo, foi vereador em duas legislaturas, inclusive na primeira, quando da emancipação de Paulo Afonso em 1958. Fanático por futebol, foi presidente da Liga Desportiva e várias vezes presidiu a Junta de Justiça Desportiva.

Engajado nas causas sociais, foi Juiz de Paz e Defensor Dativo no fórum local, de 62 a 68. Criou o Jornal de Paulo Afonso em 1961, fazendo jornalismo amador. Foi Procurador Geral do Sinergia, de 75 a 80. Foi gerente administrativo da Loja Maçônica. Patrimônio de Paulo Afonso, parte integrante da nossa história, Diogo é nosso pioneiro, nossa enciclopédia e nosso mestre, a quem tanto devemos. Cidadão de Paulo Afonso, de fato e de direito. (Fonte - Folha Sertaneja /  Euclides Batista).