05/05/2011

Vereadores debatem com Promotora Pública a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública

ASCOM/CMPA
Crédito: ASCOM / CMPA

Paulo Afonso tem vivido ultimamente, além de uma acentuada crise na saúde pública, uma séria questão de ordem social que é o crescimento desgovernado da criminalidade. Autoridades constituídas e os órgãos de defesa social têm debatido e buscado soluções para conter os problemas de segurança pública.

A Dra. Milane de Vasconcelos Caldeira Tavares, da 3ª Promotoria de Justiça de Paulo Afonso usou o plenário da Câmara dos Vereadores no último dia 03 de maio, onde se reuniu com os edis, para discutir a implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública. A promotora disse que a falta de provimento jurisdicional que ora vive o município, não deve ser empecilho para criação do conselho e ressaltou que é preciso unir esforços.

A sociedade tem sido aterrorizada pelos elevados índices de violência que assolam o município, fruto da falta de políticas efetivas de segurança pública, da infindável estagnação econômica municipal e da falta de investimentos em áreas sociais.

O Plano Integrado de Segurança Pública de Paulo Afonso consubstancia as metas para a segurança no Município, tendo por base maior a coesão dos órgãos governamentais com as forças vivas da comunidade pauloafonsina.

É importante é ressaltar que o Conselho Municipal de Segurança Pública nasce do envolvimento democrático da comunidade pauloafonsina com total apoio da Câmara dos Vereadores.

As metas e desejos traçados no documento que cria o Conselho, em sua absoluta maioria, foram fruto das constantes reuniões realizadas pelos órgãos de defesa social do município com a sociedade civil, os quais representam, seguramente, a vontade da comunidade no tocante à Segurança Pública.