Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

27/04/2011

Cancelamento do Edital da Tomada de Preço nº 02/201 para contratação de Agencia de Publicidade

ASCOM / CMPA
Crédito: Divulgação

DECISÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO

O Presidente desta Casa, visando a legalidade, o interesse público, bem como a ampla participação dos licitantes nos procedimentos licitatórios, DECIDE PELO ACATAMENTO DA DECISÃO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO, em relação a impugnação interposta na Tomada de Preço 002/2011. Devendo o edital ser reformulado no subitem atacado e republicado, reabrindo para tanto o prazo previsto na Lei 8666/93 para esta modalidade e tipo de licitação, conforme art. 21 § 4º e art. 21, II, b, ambos da Lei 8666/93.

Publique-se e intime-se enviando cópia na íntegra, da decisão ao impugnante e demais interessados.

 

 

 Paulo Afonso, 26 de abril de 2011.

Regivaldo Coriolano da Silva

                                               Presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso

 

                                               

                                                     Decisão de Impugnação ao Edital 

 

 

Processo de Administrativo nº 029/2011.

Modalidade: Tomada de Preço nº 002/2011.

Tipo: Técnica e Preço.

Impugnante: Elmo Luiz Alves Lemos Filho - ME

Impugnado: Presidente da Comissão de Licitação.

I - Das preliminares:

Impugnação administrativa interposta, tempestiva, pelo impugnante acima citado, devidamente qualificado, através de seu representante legal, CONTRA uma cláusula constante no Edital da Tomada de Preço n° 002/2011. Embora o impugnante tenha intitulado sua peça em questão de Recurso, com este a impugnação não se confunde, de acordo com o art. 41 § 2° da Lei 8666/93. No Entanto, dada a intenção exposta na peça em tese, não se restou prejudicado a análise da peça impugnativa.

II - Da alegação do Impugnante:

 

A empresa Elmo Luiz Alves Lemos Filho - ME, traz como fundamento preliminar para impugnar o Edital o art. 22, I, da Carta Magna, que dispõe:

 

Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

O que não traz nenhuma relação lógica com a análise dos fatos e fundamentos em questão. Motivo pelo qual não merece ser atacada tal passagem legislativa.

 

A impugnante alega em sua peça que o Presidente da Comissão de Licitação ao elaborar o edital, em seu subitem 6.1.3, maculou a legislação pátria, ao exigir um número mínimo de 3 (três) declarações para atestar a qualificação técnica dos licitantes. Desta forma, limitando a ampla participação de licitantes.  

 

Este é o relatório.

IV - Do Mérito

Ao elaborar o edital, o Presidente da Comissão de licitação, de boa fé, tão somente quis a melhor prestação de serviço para esta administração, tendo em vista que o tipo de licitação em comento é o de Técnica e Preço e não apenas Preço. Na modalidade de Técnica e Preço, a administração almeja que o serviço, que é complexo, seja prestado sem falhas e de forma adequada.

Com isso, ao exigir que a empresa licitante apresentasse 3 ( três) declarações como forma de participar da licitação, foi tão somente com o objetivo de contratar empresas capacitadas e qualificadas para melhor desempenhar os serviços.

Não obstante o acima exposto, o presidente da Comissão de Licitação acha por bem acatar a impugnação, para que seja ampliado o número de licitantes participantes, com isso, tendo mais propostas a serem analisadas. O que é objetivo primordial desta Casa. Para que seja feita a licitação em comento da forma mais ampla e cristalina possível.

V - Da Decisão

Isto Posto, sem nada mais evocar, conheço da impugnação interposta, para dar-lhe

PROVIMENTO, alterando a decisão do Presidente da Comissão de Licitação para readaptar o item 6.1.3 do edital da Tomada de Preço 002/2011.

 

                                                        Paulo Afonso, 26 de abril de 2011.

                                                       Domingos Sávio Lopes Mascarenhas.

 Presidente da Comissão Permanente de Licitação.

 

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850