17/09/2017

Gerente da Embasa participa da Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 18

Crédito: ASCOM/CMPA

A Câmara Municipal de Paulo Afonso, por iniciativa do vereador Bero do Jardim Bahia (PT), discutirá com o Sr. Zorobabel Paiva os serviços prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamentos S.A. (Embasa)

O vereador Bero do Jardim Bahia (PT), solicitou através da indicação 65/2017, que o gerente regional da EMBASA, Sr. Zorobabel Paiva Filho, comparecesse a Sessão Ordinária dessa segunda-feira,18, a partir das 09h, para explicar, no plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira da Câmara Municipal de Paulo Afonso, sobre o funcionamento do saneamento Básico e abastecimento de água no município, do contrato de exploração dos serviços de água e esgotos e a renovação do contrato da concessionária com o Governo do Município e debater possíveis soluções para o problema.
O gerente Regional da EMBASA em Paulo Afonso, Sr. Zorobabel Paiva Nunes Filho, encaminhou no dia 28, ofício Nº 382/2017 ao presidente da Câmara Municipal, vereador Marcondes Francisco dos Santos confirmando que estará, nesta segunda-feira na Câmara Municipal de Paulo Afonso, para esclarecimento sobre o funcionamento do Saneamento Básico e Abastecimento de água no município de Paulo Afonso, atendendo solicitação vereador Bero do Jardim Bahia.
O vereador Bero do Jardim Bahia ressalta que nos últimos meses tem tratado do assunto, que, em sua opinião, é de suma importância, principalmente pelo fato de o atual contrato da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso com a Embasa estar vencido. "Mas queremos nos ater em colocar para a população o que está sendo feito para uma possível renovação do contrato e qual modalidade pretende para se dar continuidade", destacou.
Desde 2016 que a concessão oferecida à empresa pelo período de 20 anos, venceu. A renovação da concessão e a cobrança da taxa de esgotamento sanitário fixada em 80% sobre o valor do consumo de água, vão constar da pauta de discussões.
O vereador Jean Roubert criou o Projeto de Lei nº 33/2017 que "Cria a tarifa de esgoto a ser cobrada pelo serviço de Saneamento Básico, no percentual em até 45% sobre o consumo de água efetuado e que seja de forma direta ou por meio de concessão, no município de Paulo Afonso e dá outras providências". O valor atual da tarifa de esgoto cobrada pela Embasa, é de 80% do valor consumido de água.
O Projeto de Lei nº 33/2017 deu entrada na Secretaria da Câmara Municipal de Paulo Afonso e já foi feita a primeira leitura em Sessão Ordinária e aguarda pareceres das comissões para tão logo ser posto em votação, e após aprovado, ser sancionado pelo executivo.
ASCOM- CMPA
José Renaldo de Carvalho Silva